(11) 3091-6491

©2019 by Cursinho FEAUSP. Proudly created with Wix.com

Sobre

#TodosPodemVoar #MudandoVidas

O Cursinho FEAUSP é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2000 como uma iniciativa de alunos membros do Centro Acadêmico Visconde de Cairu (CAVC) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA USP). Em 2011 o cursinho se desvinculou do CAVC, finalizando sua independência como organização, com a criação da Associação Educacional Visconde de Cairu (AEVC).

Com 18 anos de atuação, o Cursinho FEAUSP, em 2017, contou com mais de 200 aprovações em vestibulares e mais de 2500 durante todo esse período. Nossa missão é promover a mobilidade social através da democratização do acesso às ferramentas de preparo para o ingresso no Ensino Superior e também desenvolver pessoal e profissionalmente nossos coordenadores, professores, plantonistas, alunos e parceiros, proporcionando experiências memoráveis e inspiradoras. Queremos no futuro ser referência como projeto de cunho educacional e gerar impactos significativos sobre a vida das pessoas, sempre prezando pelos nossos valores de respeito, trabalho em equipe, proatividade, comprometimento e responsabilidade.


O Cursinho FEAUSP é popular, oferecendo ensino de qualidade voltado para pessoas de baixa renda, sem cobrança de mensalidade. O ingresso no cursinho é feito por um processo seletivo, que consiste em uma entrevista socioeconômica e uma prova de conhecimentos gerais. Para participar, é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição e, caso aprovado, o candidato desembolsa uma taxa de matrícula. Essas duas taxas são as únicas cobranças feitas ao longo de todo o ano. O material utilizado pelos alunos é fornecido gratuitamente.

A administração do Cursinho FEAUSP é feita por coordenadores voluntários, todos alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA USP), que se organizam em sete áreas funcionais: Captação de Recursos, Eventos, Financeiro, Marketing, Pedagógico, Processo Seletivo e Recursos Humanos. Existem quatro turmas diferentes disponíveis, cada qual com 120 vagas, totalizando 480 alunos atendidos todos os anos. As aulas são ministradas na própria FEA USP por professores contratados. A Turma de Semana (TSE) é extensiva, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 18:00, e aos sábados, das 11:40 às 17:50, de fevereiro a dezembro. A Turma de Sábado (TSA) também é extensiva, com aulas aos sábados, das 7:50 às 17:50, de fevereiro a dezembro. A Turma de Sábado de Maio (TSM) inicia suas aulas em maio, se estendendo até dezembro, com aulas aos sábados, das 7:50 às 17:50. As turmas TSE, TSA e TSM são preparatórias para o vestibular e utilizam o material fornecido pelo grupo ETAPA. Já a Turma do Ciclo Básico (TCB) é diferenciada, pois tem como o objetivo revisar os principais conteúdos vistos ao longo do Ensino Médio, voltada para pessoas com uma maior defasagem no ensino básico de grande importância para o acompanhamento dos outros cursos ou que estão há algum tempo longe das salas de aula e desejam se preparar melhor para cursar um preparatório/extensivo. O curso inicia em agosto e termina em dezembro e suas as aulas acontecem aos sábados, das 7:50 às 17:50.


O Cursinho FEAUSP tem uma coordenação própria, localizada dentro do FEA 5, um dos prédios da FEA, na Cidade Universitária. Nesse espaço, realizamos reuniões, atendimentos presenciais para os aluno, além de contar com uma biblioteca, constituída por meio de doações, possibilitando aos alunos o acesso a obras literárias obrigatórias para os vestibulares. Além das aulas, o Cursinho FEAUSP organiza vários eventos ao longo do ano, como as Cineaulas e a Feira de Profissões. As Cineaulas constituem em exibições de filmes aos alunos, seguidos de debates sobre os temas mediados por professores, tendo como objetivo explorar outras alternativas de aprendizado e conhecimento. A Feira de Profissões reúne profissionais e graduandos de vários cursos para conversar com os alunos e tirar todas as suas dúvidas sobre carreira e mercado de trabalho, além de palestras e apresentações de grupos ligados a divulgação científica.

Neste ano, mais de 500 pessoas presenciaram nossa feira e puderam ter o primeiro contato com suas futuras carreiras. Ao longo do ano, são também organizados simulados preparatórios, que são fundamentais para a preparação do aluno. Enquanto às aulas oferecem toda às informações e conhecimentos que os alunos precisam, os simulados ajudam a dar a dimensão da prova, do tempo necessário, do controle de sensações, como ansiedade e cansaço, além de preparar o corpo e a mente para o dia da prova.


Atualmente, o Cursinho FEAUSP tem grandes parcerias estabelecidas com o Descomplica (plataforma online de estudos), Grupo ETAPA (um dos maiores cursinho do país), Le Monde Diplomatique (jornal francês reconhecido internacionalmente) e CAVC Idiomas (curso de idiomas da FEAUSP). Essas empresas oferecem um grande apoio para o projeto, ampliando ainda mais o acesso dos alunos à informação e materiais complementares que fazem o diferencial no dia da prova.


Outra atividade de suporte oferecida aos alunos, são os Plantões de Dúvidas, que acontecem todos os dias antes das aulas, contando com plantonistas voluntários que ajudam a resolver as dúvidas dos alunos sobre as matérias dadas e exercícios. Perto das provas realizamos nosso maior evento: a Estudantada. Esse evento tem por objetivo dar o impulso final de motivação para nossos alunos, contando com shows, gincanas, rodas de conversa e palestras inspiradoras. Ao fim do ano, nossos alunos ainda estão nas provas finais e partindo para às segundas fases dos grandes vestibulares nacionais. Assim, após o final de todas as provas, já no ano seguinte, realizamos a Festa das Turmas, que visa valorizar tanto os alunos que passaram quanto os que ainda vão passar. A idéia da festa é confraternizar por um ano de conhecimento, aprendizado, experiências e, mais do que tudo, de compartilhamento de anseios e felicidades!


Quanto aos meios de comunicação, o Cursinho FEAUSP utiliza o Facebook como principal plataforma de divulgação de suas turmas, contando com mais de  22.000 curtidas, mas está buscando mais espaço em outras redes sociais, como o Instagram que tem cerca de 2200 seguidores e o YouTube com mais de 800 inscritos, além do site institucional (www.cursinhofeausp.com.br). No nosso Facebook disponibilizamos materiais diferenciados para o vestibular, como a série “Humanidades”, e também sobre carreiras (série “Esse curso também”). No nosso Youtube também produzimos séries, como o “Vlog dos institutos” que mostra como a USP é por dentro, além de dicas e informações, sobre como funcionam às bolsas de permanência estudantil.

Para encontrar o Cursinho FEAUSP além das redes sociais é só acessar nosso site ou ligar no nosso telefone (11) 3091-6491. Ficamos localizados na Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 - FEA 5 - Sala 14, dentro da Cidade Universitária, próxima a Estação da CPTM e do Metrô Butantã.

 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now